Escola Básica de Espiritismo

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios”.

Allan Kardec, Projeto 1868, “Obras Póstumas”.

 

A Escola Básica de Espiritismo é um estudo sistematizado da Doutrina Espírita. Na Sociedade Espírita Círculo da Luz, em meados da década de 1980, foi fundada por trabalhadores da Casa a chamada “Escola de Médiuns” visando a formação e qualificação de trabalhadores. Em 1995, a “Escola de Médiuns” passou a chamar-se Escola Básica de Espiritismo, com o objetivo de priorizar o estudo em detrimento da prática mediúnica. Desde então, tem sido objetivo da Escola a desvinculação do estudo com o compromisso da “formação de médiuns”.

A Escola Básica de Espiritismo atualmente comporta quatro níveis de estudo, que seguem a equação lógica proposta por Allan Kardec: conhecer → estudar → qualificar. Conhecer não é estudar. As pessoas que chegam à Casa Espírita, de um modo geral, exceção das que já trazem o conhecimento espírita, querem apenas conhecer, isto é, procurar respostas imediatas para suas indagações existenciais. Precisam, apenas, de noções básicas. É a “ciência”. Após esta primeira fase, havendo interesse em estudar a Doutrina Espírita, inicia-se o aprofundamento das questões.

Estudar é analisar, entender, refletir, apreender os conteúdos para depois colocá-los em prática. É a fase da “consciência”. Temos aí o segundo ano de estudos.  Finalmente, no terceiro ano, visamos qualificar os interessados em tornarem-se trabalhadores da Casa, completando o trinômio: conhecer – estudar – qualificar. Então, o quarto ano compreende o Grupo de Estudo e Preparação para a Mediunidade – G.E.P.M. Mas não esqueçamos que o objetivo primordial da Doutrina Espírita não é a formação de médiuns, mas a Reforma Íntima.

Para 2018, os interessados podem se inscrever a partir de março na secretaria do Circulo da Luz.

Dias/ Horários e Instrutores

Nível Horário/sala Instrutores
1 Quarta-feira, 14h Anna Maria e Márcia
Quinta-feira, 20h Aline, Débora e Mara
Sábado, 14h Adriana, Débora e Maria Cecília
2 Terça-feira, 14h Clara e Nancy
Quinta-feira, 20h Angela Barcelos e Marion
Sábado, 14 Rosangela
3 Quarta-feira, 16h Nancy e Lígia
Quarta-feira, 20h Angela Kath
Sábado, 16h Zoé
GEPM Terça-feira, 16h Frederico e Moisés
Terça-feira, 20h Neusa
Sábado, 14h Beth